Bizorrão 1600S


Volkswagen 1600 s, o Super Fuscão, lançado em 74, já saiu envenenado de fábrica.

Como opção esportiva para os jovens, o Volkswagen 1600 s, o Super Fuscão, lançado em 74, já saiu envenenado de fábrica. Tem motor de linha preparado com dupla carburação e um painel sofisticado composto de conta-giros, medidor de temperatura do óleo, amperímetro e relógio de horas, além dos marcadores comuns (velocímetro e medidor de gasolina). O que mais surpreendeu, é o seu desempenho; em 16,5 segundos e Super-Fuscão atinge 100 Km/h. Além disso, para um motor com esse rendimento, o consumo 11,9 km/litro em velocidade constante de 80 Km/h é elogiável.

Na parte mecânica, o sedã da Volkswagen, tem vários pontos em comum com o Brasília, como o comando único movido por engrenagens e três mancais na árvore de manivelas, e a relação de compressão do motor de 7,2:1. No entanto, seu motor possui 5 HP a mais do que o da Brasília, o que lhe permite velocidade máxima média de 135,6 Km/h.

Esse índice superior aos que foram alcançados com a Brasília e o VW Sedan 1500 na mesma medição e condições semelhantes. Seu motor, com deslocamento volumétrico de 1584 cc, possui boa elasticidade, como ficou demonstrado no teste: acelerando de quarta marcha, a partir dos 40 Km/h, ele chegou a 100 Km/h em 25,7 segundos. O acabamento interno e o conforto do Super-Fuscão são outro ponto que o distingue, de maneira mais acentuada, dos sedãs da VW. O assoalho é forrado com carpete, tornando - o mais confortável, e os bancos dianteiros, anatômicos, são reclináveis até o nível dos assentos traseiros, permitindo maior número de posições e melhor localização do motorista do que no Volks 1500.


Ficha Técnica

Motor - De quatro cilindros opostos dois a dois, quatro tempos, traseiro, diâmetro e curso do cilindro de 85,8 x 69 mm; 1594 cc, taxa de compressão de 7,2:1; potência máxima de 65 HP SAE a 4600 rpm; torque máximo de 12 mkg SAE a 3000 rpm; sistema de alimentação com dupla carburação; gasolina indicada: Comum.

Transmissão - Embreagem mono-disco a seco; câmbio de quatro marchas sincronizadas e ré; relações: 1º) 3,80:1; 2º) 2,06:1; 3º) 1,32:1; 4º) 0,89:1; ré) 3,88:1; relação do diferencial; 4,125:1; tração traseira.

Carroceria de Chassi - Carroceria tipo sedã duas portas, cinco lugares, de aço; plataforma de aço estampada com túnel central.

Suspensão - Dianteira do tipo independente com dois feixes de barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos; traseira do tipo independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção, barra compensadora e amortecedores telescópicos.

Freios - Acionamento hidráulico com discos nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras.

Direção - Tipo parafuso sem fim e rolete.

Desempenho - Aceleração de 0 a 100 Km/h wm 16,5 seg; consumo a 80 Km/h (constante) de 11,9 Km/litro.

Dimensões - Comprimento total: 402,6 cm; largura: 154 cm; altura: 148,5 cm; distância entre - eixos: 240 cm; bitola dianteira: 132,6 cm; traseira: 136,3 cm; altura livre do solo: 14,3 cm; peso: 800 quilos.

Cores - Existia somente 4 tons de cores disponíveis e foram produzidos 19.686 unidades.

- AMARELO IMPERIAL / CÓDIGO L-6005 
- AZUL CAIÇARA / CÓDIGO L-3000 
- BRANCO LÓTUS / CÓDIGO L-282 
- VERMELHO RUBI / L-5000

A numeração do chassi do 1600s é diferente dos outros Fuscas, ela começa com as letras "BD".


Referência: Fórum Fusca Brasil

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira algumas imagens ...

FUSCÃO 1600 s (BIZORRÃO) - ANO: 1975 
COR: BRANCO LÓTUS / CÓDIGO L-282





13 comentários:

  1. ola. Vc sabe quem tem o volante Walrod com cubo?

    ResponderExcluir
  2. motor 1600 s original do fusca besouzzao com doi carburador alguem sabe de algum??

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Gostaria de saber se tens fotos de algum que seja 100% original, pois comprei um e quero restaurar. Dificil saber os detalhes. (rodas, parachoques e etc..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se quiser, me chama 17 991521803, tenho um também e estou vendendo num preço legal

      Excluir
  4. O mistério sobre o Bizorrão azul caiçara , desconhecido por muitos mas de fato existiu sim tem na tabela .de cores Volkswagen , alguém sabe da existência de algum exemplar ?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, tenho um fusca 1600s 1975, porém no documento está apenas fusca 1600, acabei de adquirir, de original ah apenas a tampa do motor com as aberturas de ar originais e a capa de fibra com a logo 1600s, mas o chassi tem as iniciais BD, gostaria de saber se ele é mesmo um 1600s

    ResponderExcluir
  7. Sim, é um dos últimos BIZORRÕES.Qual é a cor dele ?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns...tem algum Bizorrão na cor VERMELHA para venda ? Tenho interesse em comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://carro.mercadolivre.com.br/MLB-1853535591-volkswagen-fusca-bizorro-1600s-_JM

      Excluir
  9. Encontrei um bizorrão que a meu ver é um raríssimo e acredito que único exemplar do fuscão bizorrão 1600 s 75 de documentos 1600 s 65 cv chassis BD motor BD na cor azul caiçara vou iniciar uma pesquisa avançada e iniciar a restauração nós mínimos detalhes Logo logo vou postar as fotos

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Fusca Clube Bento Gonçalves - P2 Studio Design | Área de acesso restrito: Novo Post | Administrativo Postagens